11 de Dezembro de 2017

Professor Ângelo de Fátima do Departamento de Química / UFMG recebe Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2017 - Categoria Pesquisador

Os professores Ângelo de Fátima, do Departamento de Química, e Luzia Valentina Modolo, do Departamento de Botânica, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais, foram agraciados com o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2017 na categoria Pesquisador.
Conferido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e inovação na área de Química no País, reconhecendo projetos, de empresas e pesquisadores, que demonstrem inventividade e criatividade.
O projeto premiado intitulado 'Desenvolvimento de Fertilizantes à Base de Ureia com Eficiência Aumentada' congrega esforços da Rede de Estudos para o Desenvolvimento de Novos Inibidores de Urease (REDNIU; www.redniu.org), idealizada pelos Drs. de Fátima e Modolo em 2010, cuja criação foi financiada pelas agências CAPES, CNPq e FAPEMIG. A REDNIU é composta por doze (12) Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), seis das quais (UFMG, UFV, UFU, UFSJ, UFJF e EMBRAPA Milho e Sorgo) têm sede no Estado de Minas Gerais e as demais estão localizadas em Alagoas (UFAL), Goiás (UFG), Paraná (UEL), Rio de Janeiro (EMBRAPA Solos), Rondônia (EMBRAPA Rondônia), Roraima (UFRR) e São Paulo (Instituto Agronômico de Campinas).
Os pesquisadores da REDNIU já avaliaram mais de 350 substâncias orgânicas como potenciais inibidores de urease, o que resultou, até então, no depósito de três (3) pedidos de patentes junto ao INPI. A avaliação do potencial dos compostos produzidos pela REDNIU como inibidores de urease tem como objetivo a busca por substâncias eficientes que possam ser utilizadas por indústrias misturadoras, pertencentes ao último elo da cadeia produtiva de fertilizantes à base de ureia. Estas empresas são responsáveis por fornecerem aos agricultores o fertilizante final com aditivos que possam promover o aumento da disponibilidade de nitrogênio para as plantas e a minimização de impactos ambientais ocasionados por práticas de adubação do solo.
Para mais informações sobre a REDNIU, clique no link abaixo