O Curso de Doutorado oferecido pelo Programa de Pós-graduação conduz ao grau de Doutor em Ciências - Química. Para ser admitido(a) como estudante regular, o(a) candidato(a) ao título de Doutor em Ciências deve satisfazer às seguintes exigências:
a) ter concluído curso de graduação do qual constem disciplinas consideradas afins à área de estudo pretendida, a critério do Colegiado do Curso;
b) ter sido aprovado(a) no Exame de seleção composto de uma prova escrita que envolve conteúdo das subáreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica e análise de currículo vitae.
O(A) discente admitido(a) ao Doutorado tem a supervisão do(a) coordenador(a) do Colegiado, que atua como Conselheiro(a), até que este(a) faça a escolha do(a) orientador(a). Todo(a) discente deverá escolher um(a) orientador(a), credenciado(a) pelo Colegiado de Pós-graduação, até o 2º mês do início do curso e apresentar um projeto de pesquisa para a tese até o 4º mês do início do curso. É obrigatório que todo(a)s o(a)s discentes admitido(a)s no curso de Doutorado façam o curso de Segurança em Laboratório de Química. É incentivada a participação de todo(a)s o(a)s discentes no curso de Ética e Integridade na Pesquisa.
Para obter o grau de Doutor, o(a) discente deverá ser aprovado(a) em defesa de tese, no prazo mínimo de 2 (dois) anos e máximo de 4 (quatro) anos, contados a partir da matrícula inicial do(a) candidato(a). Para defesa de tese, o(a) discente deverá ser aprovado(a) em Exame de Qualificação até o 24º (vigésimo quarto) mês de curso e ser recomendado(a) para defesa da tese, após análise por uma pré-banca, composta pelos membros internos da banca de tese. O(A) discente deve apresentar um seminário departamental até o 36º (trigésimo sexto) mês de curso e ter sido aprovado(a) em exame de língua inglesa (até o segundo ano do curso) e na disciplina Seminários Departamentais por 6 semestres. Nos seminários, pesquisadores nacionais e internacionais, além de pesquisadores e profissionais do setor produtivo ou do governo são frequentemente convidados para tratar de diferentes temas relacionados à Química. O(A) discente de doutorado deve apresentar um seminário temático versando sobre o estado da arte ou tema relacionado ao projeto de pesquisa desenvolvido. O(A) discente de Doutorado deve cursar 8 (oito) créditos de disciplinas avançadas escolhidos a partir de um grupo de 8 disciplinas e completar a sua formação com as disciplinas avançadas e/ou optativas, que aprofundam o conhecimento na sua área de interesse e em áreas de conhecimento transversais, tais como propriedade intelectual, empreendedorismo e patrimônio genético. O total de créditos obrigatórios a serem cursados é de 33 no doutorado. Esses créditos devem ser totalizados no prazo máximo de 42 meses. Minicursos são oferecidos por Professores/Pesquisadores externos ao curso (muitos deles estrangeiros) sobre novas técnicas, áreas e abordagens.
O PPG-Q se preocupa com a formação de seus/suas discentes para o exercício de funções de docência em Química. Neste sentido, em 2008, o PPG-Q reformulou as disciplinas de Iniciação à Docência Química I e II e estabeleceu sua obrigatoriedade para todos o(a)s discentes do Curso de Doutorado.
O PPG-Q oferece, semestralmente, um grande número de outras disciplinas na área da Química e/ou suas interfaces. O(A) discente, juntamente com o seu/sua orientador(a), tem a possibilidade de definir o percurso que será seguido, ampliando a flexibilidade e permitindo que o(a) discente siga a sua vocação, seja na área de química fundamental ou aplicada, muitas vezes com a participação de instituições públicas/privadas.
Secretária: Simone Regina Luiz Gomes
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732
PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil