Notícia
25 de Setembro de 2017
Colóquio Internacional na UFMG discutiu a temática dos recentes prêmios nobel em química
Aconteceu na última sexta feira, dia 22, o Colóquio em Catálise por Complexos de Materiais de Transação em Síntese Orgânica, promovido pelo Departamento de Química do ICEx - UFMG. O evento fez parte das atividades comemorativas do quinquagésimo aniversário do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG. Foi coordenado pelos professores titulares do Departamento de Química, Eduardo Nicolau dos Santos e Elena Gesevkaya.
O professor Eduardo dos Santos, introduziu o tema do Colóquio. Em seguida, o professor Arno Bern, da Technical University of Dortmound (Alemanha) mostrou como é feita a transição desse tipo de processos catalíticos do laboratório até uma planta industrial. O professor Dr. Christian Bruneau da University of Rennes I (França) apresentou resultados de suas pesquisas sobre reações de metátese de olefinas envolvendo produtos naturais.
As pesquisas do professor Bruneau, que trabalha em colaboração com o grupo do professor Eduardo Santos, visa a valorização de produtos naturais abundantes, incluindo resíduos orgânicos industriais, dentro de conceito de biorrefinaria, que é uma área em franco desenvolvimento na atualidade.
A palestra de encerramento foi apresentada pelo professor Martin Wills, da University of Warwick (Inglaterra) que falou sobre o desenvolvimento de novos catalisadores à base de rutênio com aplicações em síntese de compostos biologicamente ativos. O professor Wills é um renomado especialista na área de catálise orgânica, tendo desenvolvido catalisadores que encontram aplicação comercial.
O evento contou com a participação de de grande número de estudantes e pesquisadores da UFMG e de outras instituições como a UFABC, UFRGS, UFOP e USP. Para Hélio Duarte, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, a cooperação científica com pesquisadores estrangeiros, além de aumentar a visibilidade internacional das pesquisas de ponta realizadas no DQ-UFMG, permite aos nossos estudantes terem contato direto com renomados pesquisadores da atualidade.
Reiteramos que esses contatos podem gerar futuras redes de cooperação fortalecendo as parcerias entre a UFMG e as universidades representadas durante o evento. Parcerias como essas representam fortes ganhos para a sociedade, uma vez que alcançamos maiores possibilidades tecnológicas com os aprimoramentos científicos da química.
Link