16 de Setembro de 2016

Professores do DQ e do PPG em Química da UFMG produzem material didático para a Educação Básica

Trata-se de uma produção feita ao longo de alguns anos, pautada no Ensino de Química a partir de temas de interesse da Química e do estudante. A proposta foi sendo testada, com a colaboração dos Licenciandos em Química, junto a estudantes da Educação Básica. Culminou em três cadernos temáticos: Entendendo o Ciclo da Água, A Água na Natureza e As Plantas e o Ciclo dos Elementos.
Os professores Ana Luiza de Quadros, Gilson de Freitas Silva e Dayse Carvalho da Silva Martins, autores desses cadernos temáticos, afirmam que o ensino a partir de temas tem sido enfatizado em cursos de formação inicial e de formação continuada, nas últimas décadas, como uma possibilidade promissora de produção de aprendizagens. Com a publicação desses cadernos, eles esperam ter, de certa forma, traduzido o ensino a partir de temas em aulas escritas.
Muito tem sido falado sobre a necessidade de inserir os estudantes na dinâmica das aulas e, assim, promover uma postura mais ativa na dinâmica da sala de aula. O ensino a partir de temas tem uma função importante nessa inserção. Outro princípio que norteou a produção desses cadernos foi o entendimento da(s) situação(ões) presente(s) no tema. Para esse entendimento os conceitos químicos se fazem necessários. Portanto, os conceitos químicos são inseridos para facilitar o entendimento do tema.

Texto: Prof. Dra. Ana Luiza de Quadros