22 de Agosto de 2023

Tese de aluno do PPG Química -UFMG vence Prêmio CAPES de Teses 2023 na área de Química

O recém-doutor da Pós-Graduação em Química - UFMG Fábio Godoy Delolo, foi o vencedor do Prêmio CAPES de Teses de 2023 na área de Química. Ele foi orientado pela Professora Elena Doussevskaia e coorientado pelo Professor Eduardo Nicolau, atuando na área de catálise. A tese vencedora foi : 'Processos sustentáveis de hidroformilação: solventes verdes, tecnologias one-pot e catalisadores de cobalto'. Além de um diploma e medalha, aluno e orientadora terão passagem e estadia pagas para participar da cerimônia de premiação que ocorre em Brasília. Fábio ainda tem garantida uma bolsa de pós-doutoramento no país cedida pela CAPES e sua orientadora uma verba para participação de congresso.

O Prêmio CAPES de Teses acontece desde 2006, e o prêmio na área de Química volta a ser do DQ-UFMG depois de seis anos. Fábio ainda concorre ao Grande Prêmio CAPES de Teses. Caso seja vencedor desta categoria o prêmio passa a ser uma bolsa de pós-doutoramento no exterior e o valor para participação em congresso de sua orientadora aumentará. Os vencedores do Grande Prêmio serão anunciados no dia da cerimônia de entrega dos prêmios.