20 de Julho de 2023

Professora do Departamento de Química ICEx/UFMG Ana Paula de Carvalho Teixeira é selecionada para participar do BRICS Young Scientists Forum 2023,

Professora do Departamento de Química ICEx/UFMG Ana Paula de Carvalho Teixeira é selecionada na chamada conduzida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para participar do BRICS Young Scientists Forum 2023, na área de The Future of Education, Mindset, and Skillset. Na oportunidade ela irá conferir uma palestra sobre como a Química pode impactar o Desenvolvimento Sustentável no Brasil por meio da educação e da conexão Universidade-Indústria.

Anualmente, no contexto da Reunião de Cúpula do BRICS mecanismo de cooperação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, são realizadas atividades paralelas na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Uma dessas iniciativas é o BRICS Young Scientists Forum (YSF) O evento será realizado em formato presencial na África do Sul, de 31 de julho a 3 de agosto. A exemplo de edições anteriores do BRICS YSF, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a indicar participantes para a atividade. Em 2023, para a 8ª edição do encontro (Building BRICS and Africa Partnership for Mutually Accelerated Growth, Sustainable Development and Inclusive Multilateralism), a África do Sul, atual responsável pela presidência rotativa do bloco, escolheu 3 temáticas principais (no documento em anexo estão as áreas de cada tema definidas como relevantes para o Fórum deste ano):

Climate change and environmental sustainability;
The future of education, mindset, and skillset;
The future of society.