13 de Junho de 2023

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolvem imunizante que bloqueia efeito de cocaína e crack no cérebro, e impede que fetos sejam atingidos.

Um dos pesquisadores da vacina, Professor Ângelo de Fátima, do Departamento de Química, explica que propriedade imunogênica é a capacidade que uma substância tem de induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos. Esse sistema é a base para a criação de qualquer vacina. Uma plataforma proteica é conectada a uma determinada substância na qual se pretende produzir o anticorpo. Depois de introduzida no organismo, a vacina ativa o sistema imunológico do paciente, e ele produz o anticorpo contra o agente que deve ser combatido.

A vacina, cuja patente já foi depositada pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, é fruto do trabalho de pesquisadores do Departamento de Química, da Escola de Farmácia e da Faculdade de Medicina.

Acesso rápido

Formulários, requerimentos e outros documentos

Oferta de disciplinas

Corpo Docente