30 de Novembro de 2015

Trabalho do DQ é premiado em congresso internacional

O trabalho 'Firstsynthesisofabenquines A, B, C and D' faz parte da tese de doutoramento da estudanteAmalynNain-Perez, do Departamento de Química, com orientação do professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa e coorientação da professora Maria Helena Araújo.O texto de Nain-Perez foi selecionado como um dos melhores apresentadosdurante o 16th Brazilian Meeting onOrganicSynthesis (BMOS), realizado durante os dias 15 a 19 de novembro em Búzios - RJ.
O encontro que é o principal evento na área de síntese orgânica do hemisfério Sulcontou com a participação dos mais importantes nomes nacionais e estrangeiros da referida área de pesquisa. O evento ocorre há mais de trinta anos, e ao longo desse período vários ganhadores do premio Nobel de Química marcaram presença no BMOS. Na edição deste ano foram aproximadamente 600 participantes de diversos países, incluindo representantes de todos os continentes.
No texto premiado, está descrita a primeira síntese total de quatro quinonas naturais denominadas Abenquinas A, B, C e D, que foram recentemente isoladas dabactériaStreptomyces sp., encontrados no deserto do Atacama no Chile. A metodologia desenvolvida no DQ permitiu também a síntese de vários outros compostos não naturais, análogos às abenquinas. O estudos do efeito desses compostos sobre o desenvolvimento da cianobactéria Synechococcussp. revelou que tanto os produtos naturais quanto os sintéticos causam forte inibição no desenvolvimento desse organismo em concentrações da ordem poucos micromolares. Ou seja, algumas das substâncias têm grande potencial para serem utilizadas como modelos para o desenvolvimento de novos herbicidas.
Os estudos das atividades herbicidas foram realizados na Universidade de Ferrara, Itália, pelo professor Giuseppe Forlani, que vem colaborando com o grupo do professor Barbosa há alguns anos. O trabalho contou ainda com a colaboração dos pesquisadores Diego Rodríguez-Hernández e Celia R.A. Maltha, ambos da UFV.
Mais informações sobre os trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Luiz C. A. Barbosa podem ser encontradas no endereço: luizclaudiobarbosa.com.br