Ensino - Pesquisa - Extensão - Inovação - Internacionalização

O Programa de pós Graduação em Química da UFMG possui um forte viés de interação e integração com a sociedade e com o mercardo de trabalho, possuindo vários atividades de extensão universitária que vão desde programas de divulgação científica até cursos de treinamento, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a diminuição das desigualdades reforçando desta forma a sua missão social. Os docentes, discentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAE) estão envolvidos em várias atividades de extensão que podem ser consultadas abaixo:

Projetos de Extensão

#
Título
Equipe
1
1000 Futuros Cientistas
Profa. Rita de Cássia de Oliveira Sebastião (Coordenadora)
Prof. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)
Profa. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)
Prof. Alfredo Mateus (COLTEC)
Profa. Maria Helena Araujo
Prof. Rochel Montero Lago
Profa. Ana Paula C. Teixeira
Profa. Camila Corgozinho
TAE Janaína de Paula e Silva
TAE Wladmir Teodoro da Silva
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química e estudantes dos cursos de graduação do DQ/UFMG
O Projeto 1000 Futuros Cientistas, é um projeto que envolve alunos do PPG-Química e da Graduação, visando levar a ciência a alunos da rede pública de ensino e torná-la mais acessível. O programa acontece por meio de visitas às escolas para levar experimentos até os estudantes, ou eventos em que são recebidos alunos de escolas interessadas nas dependências do Departamento de Química. Em ambas as programações, o projeto cria e disponibiliza para o público conteúdos didáticos que oferecem contato com teorias científicas.

https://1000fc.qui.ufmg.br/1000-fc/
2
Inspirati - Um Projeto de Interação Academia-Escola para Despertar o Interesse pela Ciência em Alunos da Educação Básica
Profa. Rita de Cássia de Oliveira Sebastião (Coordenadora)
Prof. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)
Profa. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)
Prof. Alfredo Mateus (COLTEC)
Profa. Maria Helena Araujo
Prof. Rochel Montero Lago
Profa. Ana Paula C. Teixeira
Profa. Camila Corgozinho
TAE Janaína de Paula e Silva
TAE Wladmir Teodoro da Silva
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química e estudantes dos cursos de graduação do DQ/UFMG
Inspirati, é um projeto apoiado pelo PPG-Química que envolve uma interação com a educação básica, onde os alunos do PPG-Química desenvolvem experimentos químicos, baseados em suas pesquisas, para serem utilizados no ensino básico e, com isso contribuindo fortemente para o ensino de ciências nas escolas públicas nos níveis fundamental e médio.
3
Acelera Rio-Doce
Profa. Ana Paula C. Teixeira (Coordenadora)
Prof. Rochel Montero Lago
Prof. Marcelo Rosmaninho (UFOP)
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química e estudantes dos cursos de graduação do DQ/UFMG
Tecnologia de geopolímeros (utilizando minerais naturais) desenvolvida pelos alunos do PPG-Química que foi transferida para os artesãos da cidade de Rio Doce para a geração de renda e desenvolvimento local (peças de artesanato que contam a história deles e da cidade), para a geração de renda e desenvolvimento local. Este projeto originou a empresa Geeco de tecnologia, que se baseia em ciência e engenharia de materiais para valorar coprodutos industriais, constituída por ex-alunos da Profa. Ana Paula do PPG-Química.

https://geeco.com.br/f/acelera-rio-doce-1?blogcategory=Projeto)Qu%C3%ADmica
4
Brumadinho UFMG (Laboratório CRA)
Profa. Cláudia Carvalhinhos Windmller (Coordenadora)
Profa. Zenilda Cardeal
Prof. Helvécio Costa Menezes
Prof. Ricardo Mathias Orlando
Prof. Rodinei Augusti
Profa. Mariana Ramos
Profa. Clésia Nascentes
Profa. Elionai C. de Lima Gomes
Profa. Letícia Malta
Prof. Bruno Botelho
Prof. Guilherme Dias
Prof. Marcelo Sena
Prof. Fernando Egreja
Profa. Adriana Nori de Macedo
Prof. Ângelo de Fátima
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química
No período de 2020 a 2023, vários docentes do Departamento de Química e do PPG-Química, estiveram envolvidos em projetos de extensão relacionados ao desastre ambiental em Brumadinho. Estas atividades deram origem ao Projeto Brumadinho UFMG intitulado Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do Colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão, que foi aprovado em audiência e consolidado mediante o Termo de Cooperação Técnica nº 037/19, firmado entre a UFMG e o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. É um projeto interdisciplinar que contou com subprojetos das diversas áreas do conhecimento (geografia, química, economia, veterinária, medicina, engenharia e biologia). No caso do PPG-Química, estivemos envolvidos com a implementação do Centro de Referência Ambiental-CRA. O Centro de Referência Ambiental (CRA) é um conjunto de laboratórios capacitados com as técnicas analíticas mais avançadas implementados pelo Projeto Brumadinho UFMG. O CRA tem como missão viabilizar as análises físico-químicas de solos, águas subterrâneas e superficiais, sedimentos, rejeitos, material particulado atmosférico e material biológico em atendimento à demanda por um diagnóstico de danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. O projeto Brumadinho é de uma importância social muito grande, uma vez que atua como perícia para o Juiz encarregado de julgar os danos socioeconômicos e ambientais decorrentes do rompimento da barragem B1 do Córrego do Feijão em Brumadinho, ocorrida em fevereiro de 2019. Foi um dos maiores desastres ambientais de barragem de mineração em termos de número de vítimas, que chegou a pelo menos 270 pessoas. O rompimento da barragem liberou e espalhou cerca de 11,7 milhões de m3 de rejeitos de minério. Ao longo de sua trajetória, esse material causou a destruição e acúmulo em uma área de cerca de 290 hectares, entre o local onde situava-se a Barragem B1 e a confluência do Ribeirão Ferro-Carvão com o Rio Paraopeba. A lama ainda se espalhou por cerca de 300 km do Rio Paraopeba, resultando em uma água imprópria para captação para abastecimento público, irrigação e dessedentação animal. A estrutura laboratorial do CRA também favorece a capacitação de recursos humanos com habilidade na interpretação e discussão de noções técnicas com outros tipos de informação, de diferentes áreas do conhecimento, algo essencial em casos de projetos como o de Brumadinho. Este projeto foi um destaque do nosso programa pois mostrou como podemos responder às demandas sociais impostas e se tornou um modelo de sucesso para interação envolvendo a Universidade e o poder público.

http://www.projetobrumadinho.ufmg.br/laboratorio-cra
5
Ciência na Web
Profa. Maria Helena Araujo (coordenadora)
Profa. Ana Paula de Carvalho Teixeira
Profa. Flávia Cristina Camilo Moura
Lívian Kessy de O. Costa (discente mestrado PPG-Química)
Ana Luisa Abrantes Simões (discente doutorado PPG-Química)
Pedro Paulo R. Silva (discente graduação odontologia UFMG)
Vitor Fernandes de Almeida (membro externo)
Dra. Karen Monique Nunes (membro externo)
Voluntários discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG e voluntários discentes de instituições externas
O projeto Ciência na Web nasce durante a crise sanitária causada pela Covid-19, que resultou na suspensão das aulas em escolas e universidades. O projeto foi elaborado com estratégias que visam manter os alunos e as ações de extensão em movimento e levar à sociedade o conhecimento científico produzido nas universidades e instituições públicas. Para isso, o projeto conta com ações voluntárias de estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG e externos, para a produção e publicação de conteúdo de divulgação científica com o uso de ferramentas e recursos digitais como podcasts, textos, vídeos e posts que traduzem a linguagem científica para uma linguagem acessível ao público leigo. Este projeto é uma estratégia de reduzir a distância entre Universidade e Sociedade por meio das mídias sociais e contribuir para a valorização da ciência no Brasil.

Instagram: https://www.instagram.com/portalciencianaweb/
YouTube: https://www.youtube.com/@portalciencianaweb
Spotify: https://bit.ly/podcastciencianaweb
TikTok: https://www.tiktok.com/@portalciencianaweb
X: https://twitter.com/ciencianaweb
6
IARA
Profa. Ana Paula C. Teixeira (Coordenadora)
Prof. Rochel Montero Lago
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química e estudantes dos cursos de graduação do DQ/UFMG
Desenvolvimento de protótipos de 50L e 1000L para tratamento de águas para comunidades em situações críticas (afetados por rompimento de barragens de mineração ou que não tenham acesso a água tratada) juntamente com um programa de educação ambiental para a população.
7
O ACS Student Chapter UFMG
Prof. Diogo Montes Vidal, Orientador Acadêmico
Ms. Bernardo Schmitberger Moreaes, Orientador Profissional
Jéssika Thayanne da Silva
Isabelle Louise Dias Lago
Laura Lima de Queiroz
Wesley Amâncio Cordeiro
Além de cerca de 25 membros estudantes de graduação
O ACS Student Chapter UFMG é um grupo vinculado à American Chemical Society (ACS) e está presente no Departamento de Química da UFMG desde 2017. Ele é
composto por estudantes da graduação e pós-graduação em química e áreas correlatas, os quais têm como orientador acadêmico o Prof. Dr. Diogo Vidal e como
orientador profissional o perito criminal Bernardo Schmitberger, ex-estudante do PPGQ. O grupo tem como missão proporcionar o desenvolvimento pessoal e
profissional dos jovens cientistas e da comunidade que os cercam, por meio da promoção da ciência de forma responsável, sustentável e diversa.
Para isso, os membros participam de capacitações, promovem eventos de impacto e colaboram com eventos promovidos pelo Departamento de Química.
Para participar do grupo é preciso atender aos requisitos do edital disponibilizado durante o Recrutamento de Membros, inscrever-se e cumprir as atividades
propostas. As inscrições ocorrem todos os anos em formato de fluxo contínuo e são divulgadas nas contas do Instagram e LinkedIn.
Para saber mais, entre em contato com o grupo no link abaixo:

www.qui.ufmg.br/academico/ufmg-student-chapter-of-the-acs/
8
Olimpíadas Científicas
Prof. Gilson de Freitas Silva - Coordenador
Prof. João Paulo Ataíde Martins - Coordenador
Profa. Adriana Nori de Macedo
Profa. Amanda Silva de Miranda
Profa. Dalva Ester da Costa Ferreira
Profa. Dayse Carvalho da Silva Martins
Prof. Marcelo Machado Viana
Profa. Rosemeire Brondi Alves
Prof. Thiago Teixeira Tasso
Prof. Willian Xerxes Coelho Oliveira
Gustavo Wander Streit (aluno de Doutorado)
Pedro Fonseca Pinheiro (aluno de Graduação)
O projeto Olimpíadas Científicas (registro SIEX 401119) é um projeto que envolve docentes e estudantes do PPG-Química e estudantes dos cursos de Química que visa, por meio da realização da Olimpíada Mineira de Química, envolver os estudantes da educação básica (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) em uma atividade estimulante e desafiadora, evidenciando a importância da química para a sociedade. Essa atividade seleciona os estudantes mineiros para a Olimpíada Brasileira de Química, que é responsável pela seleção dos estudantes para as olimpíadas internacionais de Química.
9
Química Faz Bem
Profa. Amanda Silva de Miranda (Coordenadora)
Profa. Brenda Lee Simas Porto
Prof. Leonardo Humberto Rezende dos Santos
Profa. Adriana Nori de Macedo
Profa. Dalva Esther da Costa Ferreira
Prof. Diogo Montes Vidal
Prof. Gabriel Heerdt
Prof. Marcelo Machado Viana
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química e estudantes dos cursos de graduação do DQ/UFMG
O QUÍMICA FAZ BEM é um projeto de extensão do PPG-Química da UFMG que tem como objetivos específicos: 1) Realizar divulgação científica por meio das pesquisas mais recentes do Departamento de Química da UFMG; 2) Demonstrar para a sociedade como a pesquisa científica pode ser influente na qualidade de vida da população; 3) Demonstrar a importância de financiamento científico sistemático como promotor de igualdade social; 4) Fomentar a integração dos ingressantes do PPG-Química ao Departamento de Química e à universidade como um todo; 5) Fornece oportunidades aos discentes do Programa para exercitarem suas habilidades de argumentação científica. O evento Química Faz Bem vem sendo realizado no Museu das minas e do Metal da Gerdau, estando aberto a público entre 13h e 17h, com um público estimado de mais de 1000 visitantes. No evento são realizadas palestras e são expostos painéis sobre trabalhos de pesquisa realizados no DQ/UFMG e também são exibidos experimentos químicos.

https://www.instagram.com/quimicafazbem/
10
Química Faz Bem - O Festival
Prof. Diogo Montes Vidal, Orientador Acadêmico
Profa. Adriana Nori Macedo
Profa. Amanda Silva de Miranda
Profa. Brenda Lee Simas Porto
Profa. Dayse Carvalho da Silva Martins
Profa. Monique Aline Ribeiro dos Santos
Jéssika Thayanne da Silva
Isabelle Louise Dias Lago
Laura Lima de Queiroz
Wesley Amâncio Cordeiro
Além de cerca de 120 voluntários estudantes de graduação e ensino médio.
Química Faz Bem – O Festival é um evento que acontece desde 2023, realizado pelas equipes do ACS Student Chapter UFMG e do Química Faz bem, projetos de extensão vinculados ao PPGQ, com patrocínio da American Chemical Society, Sociedade Braasileira de Química, Conselho Regional de Química – Minas Gerais e do próprio PPGQ.
O evento tem como objetivo levar experimentação, divulgação científica e um pouco da rotina do cientista à escolas públicas da região de Belo Horizonte.
Nas duas primeiras edições, contamos uma média de 65 voluntários, 20 atividades e 500 estudantes participantes por edição, gerando grande impacto no interesse dos estudantes pelas disciplinas STEM, segundo dados coletados de professores e participantes.

11
Rede QuiMi-Conecta
Prof. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)
Profa. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)
Prof. Alfredo Mateus (COLTEC)
Prof. Rochel Montero Lago
Prof. Fernando César Silva (FaE)
Profa. Michelle Jakeline Cunha Rezende (PROFQUI)
Profa. Ana Paula C. Teixeira
Profa. Rita de Cássia de Oliveira Sebastião
Profa. Maria Helena Araujo
Profa. Monique Aline Ribeiro dos Santos
Profa. Stefannie de Sá Ibraim
TAE Janaína de Paula e Silva
TAE Wladmir Teodoro da Silva
Profa. Thaís Alves Silva - (Educação Básica)
Prof. Fernando Augusto Moreira - (Educação Básica - ETMSL / CPRHG)
Profa. Rosa Maria Duarte Veloso - (Educação Básica)
Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPG-Química e estudantes dos cursos de graduação do DQ/UFMG
A rede QuiMi-Conecta foi criada com a missão de Valorizar o protagonismo de professores de química da educação básica a partir da construção coletiva de estratégias e recursos didáticos para inspirar estudantes a impactar o mundo.